sábado, 18 de agosto de 2012

Mais a Taça da Liga


I



O campeão este ano é o Sporting.

Podia ter começado este segundo ano d.C da Religião Nacional a falar sobre os chineses a jogar ténis de mesa nos Jogos Olímpicos mas, como os que me conhecem já sabem, eu gosto de ser politicamente correcto, não gosto de levantar ondas e faço o possível para que as pessoas não se sintam incomodadas, por isso achei melhor fazer a minha rentrée algarvia de uma forma serena e responsável.

Estou aqui sentado a escrever na mesma sala em que comecei este blog faz este Agosto um ano, com significativo menos entusiasmo do que estava há um ano, convencido de que o Benfica ia ser campeão, e podia entrar naquela conversa de «o Porto tem quarenta por cento, e o Benfica 35 por cento, e o Sporting 25 por cento», mas não entro. Isso é conversa de quem é empregado da Sport TV e não se quer não se pode comprometer. No ano passado disse: «O Porto teoricamente, tem 70 por cento de hipótese, mas o campeão será o Benfica.»  Este ano, pela mesma lógica, digo: «O Sporting, que à partida terá 20 por cento de probabilidades, será o campeão.» Prefiro falhar a ficar pelas meias tintas.

Da mesma forma, e pela mesma lógica, não preciso de reassumir que falhei – o que é bom para os benfiquistas, eu incluído. Quero muito enganar-me este ano.

No entanto, devo lembrar aos mais tolerantes o seguinte: praticamente todas as premissas que enumerei, há um ano, para sustentar a minha tese de que o Benfica seria campeão, concretizaram-se. Basta ir ler. O que falhou na minha análise? Muito pouco, mas o suficiente. Falhou a minha expectativa do que seria a influência de Vítor Pereira na descida do Porto, e a minha expectativa do que seria o comportamento de Jorge Jesus na gestão do plantel.

No primeiro caso, o TOC saíu muito pior do que a encomenda, e graças a ele, em grande parte, o Porto fez a pior campanha europeia dos últimos vinte anos, o que se revelaria fundamental na conquista do campeonato, precisamente porque o Benfica fez uma das suas melhores campanhas europeias dos últimos vinte anos.

No segundo caso, nunca esperei que Jesus fosse estúpido e ambicioso ao ponto de pôr o contrato à frente de toda a lógica, e de consumir num projecto europeu sem o mínimo fundamento (a não ser mesmo o de se mostrar aos clubes europeus como treinador de primeiro nível) as condições reunidas para conquistar um dos campeonatos mais importantes na história do clube. Neste caso, devo dizer que, quanto mais penso, mais me convenço que  se o Jesus fosse benfiquista, e soubesse o que significa, para um benfiquista, ganhar um campeonato ao Porto, jamais o Benfica teria perdido o título. Com um Toni, por mais fraco que fosse, o Benfica teria sido campeão o ano passado. Depois passava mais cinco anos sem tocar na chincha, mas aquele ganhava.

Pode haver um buraco no meu raciocínio, espero que haja, mas vejo o Sporting campeão por três ordens de razão: a fruta que está verde (1), o precipício (2) e o factor Football Manager (3). De todos falarei num destes próximos dias.

Por agora fica o vaticínio – só para não virem depois dizer me encolhi.



II



Benfica e Porto não deixarão de ser campeões pelo que vier a acontecer nos últimos 13 dias do mês de Agosto.

Há quem veja neste campeonato o campeonato do bluff, com as últimas cartas que estão na mão a decidir, no pormenor, a vitória no campeonato. Não concordo. O Porto não será campeão por ficar com o Hulk (aliás, o Porto, nesta fase, não tem absolutamente nada a ganhar e tem tudo a perder em ficar com o Hulk, na minha opinião, que também será fundamentada nos próximos dias), e o Benfica não será campeão mesmo se contratar, até ao fecho da janela de transferências, o defesa-esquerdo, o defesa-central e o defesa-direito de que necessita.

O campeonato, este ano, será uma questão de dinâmica, de oportunidade e de calendário.



III

A imprensa  chegou à conclusão que o primeiro jogo do campeonato é o menos importante para o Benfica, pois o clube não o ganha há nove ou dez anos e, nesse período, já lhe aconteceu de tudo, desde ser campeão a acabar a quase descer de divisão.

Mais uma vez discordo.

Este ano, o primeiro jogo do Benfica será um dos dois mais importantes quando se fizerem as análises no final do campeonato, por duas razões:

- porque, ao contrário dos últimos três anos, a «equipa do Jesus» está sem oxigénio, e se for com a cabeça abaixo de água já não vem mais ao de cimo;

- porque o apuramento do Benfica para a Liga dos Campeões de 2013/14 será, em muito, decidido pelos resultados dos jogos em casa frente a Braga e a Porto. Este ano há uma hipótese real de o Braga ficar em segundo ou terceiro, outra vez, e, mais importante, há uma hipótese real do Porto voltar a ficar em terceiro no campeonato, provavelmente em luta ombro a ombro com o Benfica (e mesmo com um orçamento de 100 milhões, que devia ser afixado na cabine do balneário do Benfica e em todas as redacções dos jornais de Portugal, para que não haja dúvidas sobre quem é o candidato, quem tem a maior obrigação de ganhar e quem tem mais a perder)

Pelas minhas contas, desde a época de 2003/04, no ano em que o Benfica foi empatar 3-3 às Antas, semanas depois do Paulo Sousa e do Pacheco terem ido para o Sporting, que o primeiro jogo do campeonato não é tão determinante na época do Benfica.



IV



Dito isto, e antes de saber o resultado do jogo com o Braga, adianto três cenários realistas para a época do Benfica, todos positivos, mas em diferentes graus – e isto partindo do princípio que ainda não entrámos no território da Lei de Murphy, segundo a qual «quando alguma coisa pode correr mal vai correr mal» (o que, depois de assistir à rábula do alemão adormecido, não é, de todo, seguro).



Cenário «Se o Mundo fosse um Lugar Perfeito…»:

O Benfica ganha ao Braga, começa o campeonato a abrir e não perde em Alvalade. Calha no grupo da morte da Liga dos Campeões – qualquer coisa como Bayern de Munique, Manchester City e Udinese, que eu nem sei se é possível, mas vocês percebem a ideia; e qualquer coisa suficientemente peremptória para nem os lunatismos do Jesus poderem resistir, que à terceira jornada da Campions deixem o Benfica com zero pontos e sem hipótese, sequer, de ir à Liga Europa.

Ao mesmo tempo, o Porto apura-se para as eliminatórias (sob risco de não poderem fazer o cabaz de frutas para distribuir pelos afilhados no Natal deste ano) e joga com o Avenir Beggen no Luxemburgo nos oitavos-de-final (qual é o espanto, o APOEL também não se apurou o ano passado?). Pelo caminho, deixa espalhados alguns pontinhos na primeira metade do calendário, que é a mais fácil, suficientes para que as prioridades , antes do Benfica-Porto, estejam definidas na seguinte razão: 80 por cento para a Champions-20 por cento para o campeonato.

O Benfica ganha ao Porto na Luz, afasta-o da luta pelo título e fica a disputar apenas as competições internas de Janeiro a Maio. Ganha o campeonato e a Taça de Portugal, na final com o Porto, que nas meias-finais eliminou o Sporting.

E ganha a Taça da Liga, claro.

O Sporting acaba em segundo e o Porto em terceiro.

O Jesus recebe um convite irrecusável do Panathinaikos, a ganhar o dobro (esta é a parte mais difícil, dado o montante em causa…), agradece ao Benfica e decide que está na altura de tentar uma aventura num país em que falem português tão mal como ele e onde compreendem um treinador com dois H’s bem grandes.

Aqui, o Benfica ganha em toda a linha.



Cenário «Tudo Está Bem Quando Acaba Bem»

O Benfica começa mal o campeonato e, na Champions fica tremido num grupo acessível. Depois de uma derrota em casa frente ao Guimarães, à oitava jornada, em Novembro, com mais um campeonato perdido e em pleno ambiente eleitoral, Luis Filipe Vieira percebe que a única maneira de conseguir vender mais um projecto e perpetuar-se no poder é despedindo Jesus.

Norton de Matos passa a treinador interino enquanto Vieira vai ao Brasil, de onde traz o sargento Scolari, que se estreia em Alvalade, frente ao Sporting, com uma vitória do Caravaggio. No fim do jogo, jogadores como Luisão ou Javi García vem dizer para os jornais que passar de Jesus para Scolari foi como passar de andar dentro de um pântano com bolas de ferro acorrentadas aos pés a andar sobre a água, como que por milagre. O Benfica entusiasma-se e, beneficiando do «efeito Camacho», mas para melhor, e beneficiando das boas campanhas europeias de Porto e Sporting, vai-se alimentando dos banhos de multidão que o povo benfiquista lhes dá de semana a semana, seguindo o profeta bigodudo do Brasil.

Quando o Benfica vai às Antas, na penúltima jornada, até já há bandeiras do clube penduradas nos postigos das portagens à passagem do autocarro.

O Benfica ganha o campeonato – e perde os próximos dois, porque depois é a vez do Scolari começar a fazer a equipa dele, e aí a coisa começa outra vez a complicar, porque já preciso pensar.

E ganha a Taça da Liga, claro.



Cenário «Tudo Está Bem Desde Que Acabe»

O Benfica entrega os pontos com um começo à Roberto, com o Melgarejo a estender a passadeira a todos os clientes que lhe apareçam pela frente. Antes do Natal, o Jesus é despedido, e a nação benfiquista assiste, emocionado, ao resgate da sua equipa, sequestrada durante três anos.

Aqui podem juntar alguns brindes extra, para adocicar a coisa (fica em segundo, à frente do Porto; ganha a Taça com o Chalana no banco; o Vieira decide que se vai embora e aparece, vindo de um nevoieiro, o melhor presidente da história do Benfica…), mas, basicamente, é só isto.

Ah, e ganha a Taça da Liga, claro.

19 comentários:

  1. Cenário 3, cenário 3, cenário 3, cenário 3.

    Isto até deprime. Tanta merda. Acho que não vou fazer mais comentários durante toda a época.

    Será que o Vale e Azevedo concorre em Outubro?

    ResponderEliminar
  2. O cenário 3 é o que está a começar a ganhar forma... Há mais de 1 ano que digo que o cientista luoco não tem miolos para gerir a equipa e depois levamos com alguns adeptos a dizer que não somos benfiquistas,que está tudo bem qual avestruzes com a cabeça enfiada na areia.
    Este Plantel é talvez o melhor que já se teve em termos de qualidade tecnica.Ter todos aqueles jogadores do meio campo para a frente e não conseguir instalar um fio de jogo é lamentavel,tomara muitos treinadores terem toda aquela qualidade distribuida por tantos jogadores.Será assim dificil por aquilo tudo a jogar com a bola no chão,tabelas,triangulações,etc? JJ gosta de equipas que jogam com as bolas mas esquece-se que é tambem preciso jogar com os miolos.E claro que mais uma vez a teimosia do Jorge veio atrapalhar o Jesus.Oxalá me engana e isto ainda dê a volta mas por enquanto é mais do mesmo que se avizinha.Para mim o campeão não será o Sporting mas sim o FCP.Se o foram o ano passado este ano tambem o podem conseguir pois a filosofia de trabalho que deu origem ao sucesso mantem-se, é apenas uma questão de continuação que chegou a estar em causa na época passada.Mas como a esperança é sempre a ultima a morrer...

    ResponderEliminar
  3. "The sky is the limit". O "sky" aqui é a imaginação humana.

    Só espero que todos os profetas da desgraça, todos os antis, todos os ansiosamente maníaco depressivos desistam de comentar, desistam de ver os jogos do Benfica, desistam de criticar e se voltem para aquilo que devia ser, para eles, importante: METER-SE NAQUILO QUE LHES DIZ RESPEITO E DEIXAR O BENFICA EM PAZ!

    Aí tenho a certeza que o Benfica começará a ganhar.

    Até lá os níveis de ansiedade continuarão a aumentar e os jogadores cada vez mais nervosos. Não sei se sabem mas o nervosismo e a ansiedade paralisam. PARALISAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS. Entretanto se quiserem fazer algo pelo Benfica, penso que é justo fazê-lo se são adeptos, sempre podem acender uma velinha à Virgem ou pagar a algum bruxo para fazer mezinhas a nosso favor! É que isto já está demasiado embruxado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. censura?é isso que quer?podemos começar por sí... Se acha que tudo correu bem e mesmo que quando corre mal é para deixar andar e enterrar a cabeça muito bem....

      Eliminar
    2. Então explique a todos nós como é que se faz para resolver a "coisa" que está mal em vez de metermos a cabeça na areia? Mas isso bem explicado, ok?

      Eliminar
    3. Sugiro começar pela compra de um LE. lol

      Eliminar
  4. Cenário 3,foi o que deu.Manuel:o Benfica começará a ganhar quando a estrutura(aonde é que ela está?)correr com o treinador catedrático,que faz faz a pré época com determinados jogadores e começa o campeonato com outros.Quando deixarem de lhe confiar as aquisições loucas que o meque faz(Ola Djaló,um novo Yannick em potencia)e que qualquer outro jogador que não seja por si escolhido é pura e simplesmente posto de parte.Este ano já estou mentalizado que vai para o esgoto.Dass...Hugo:bem vindo à superfície.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá, se fores realmente homenzinho, daqui a uns tempos vens aqui assumir o que disseste. Ola Djaló? Não te esqueças, ok?

      Que puta de mania de criticarem quando só vêem o Benfica e o Real Madrid/Barcelona!

      Eliminar
    2. Terei todo o prazer de dizer que me enganei.Oxalá isso suceda.Agora também te digo que não percebo o porquê dessa contratação(à la JJ,culpados são quem lhe põe na mão as contratações)quando o nosso grande falha é na defesa,para lateral esquerdo,sem sequer falar em mais um lat. direito.Gastar 8 milhões num extremo,aonde remos mais que às mães é de uma estupidez que brada aos céus.Mas enfim o treinador egocêntrico e louco que se dá ao luxo de por de parte um bom lat.esq.(Capdevilla)só porque não foi ele que o escolheu.Culpado não é ele é quem o permite que isso suceda.Culpado é a estrutura não existente e quem afastou o Rui Costa,em directo,porque o treinador egocêntrico achava que é que sabia.Vê-se a cambada de jogadores brasileiros que foram um flop.Mas não acho essas vindas nada inocentes,ainda um dia se há-de saber as comissões que ele embolsou.A não ser que sejas ingénuo ao ponto de achares toda esta situação normal.Só joga quem ele indica.Mas afinal a estrutura do Benfica é o JJ?

      Eliminar
    3. Uma coisa é criticar a direção pela má gestão! (concordo)
      Outra coisa é criticar o jogador!! Provavelmente, sem nunca o ter visto jogar!
      Só não bateste no Di Maria, nos primeiros anos, porque não pudeste, estou mesmo a ver!!

      Mas eu já esgotei o meu latim todo em relação a esta situação.
      Espero para ver as reações quando ele começar a "partir tudo"

      Eliminar
    4. Não tenho dúvida de que o Melgarejo é um belíssimo jogador e seria, nesta altura, o nosso melhor extremo. Ele não tem é quaisquer rotinas defensivas, pelo que naturalmente comete erros. Eu tenho pena que o jogador sofra com escolhas erradas do treinador e espero que os adeptos o poupem. É um jovem com excelente potencial, xirico.

      Eliminar
  5. É pá Manuel,desiste tu de comentar já que te arrogas ao direito de mandar os outros calarem-se mando-te eu calar a ti e vai para o c.

    ResponderEliminar
  6. Eu não mando calar ninguém, nem mando ninguém para o c. (deve ser em tua casa), só acho que estão a perder tempo e o tino a criticar tudo o que mexe dentro do Benfica quando isso não resolve nada. APENAS PIORA! Mas vá lá uma pessoa explicar o óbvio a quem é totalmente desmiolado!

    O inteligente do xirico acha que tudo se resolve se o Benfica despedir o JJ! E acha que está a fazer um favor ao Benfica ao sugerir isso!
    E esgrima com argumentos que deve ter encontrado num pacote da Farinha Amparo!

    ResponderEliminar
  7. O Rui e o xirico têm uma maneira de argumentar que devem ter aprendido de ouvir nas discussões familiares em casa aos pais. É triste! Não conseguem manter isso dentro da vossa família?



    ResponderEliminar
  8. É preferível usar o vernáculo, de forma contida, do que fazer a triste figura de censor descerebrado que tu fazes por essa blogosfera fora. Aliás, o primeiro a recorrer a insultos és tu. Deve ser trauma. O papá batia no menino? Tadinho do Nelito...

    ResponderEliminar
  9. O POVO É SERENO!!!

    O POVO É SERENO!!!

    Vá lá pessoal, não se insultem. Assim vão obrigar-me a perder o meu cada vez mais precioso tempo de férias a ir à procura de um post em que apaguei um comentário porque alguém não seguiu uma regra qualquer que institui para manter o blog respirável, e de que agora já não me lembro.

    Ah, sim, já me lembrei. A regra é esta: o único idiota aqui sou eu. Insultem-me a mim.

    Pensem assim: esta vai ser uma época comprida, em muitos momentos dolorosa, e temos de a tornar construtiva, quanto mais não seja para a podermos suportar minimamente.

    Quem sabe: pode ser que seja este que, finalmente, voltamos a ganhar a Taça de Portugal no Jamor.

    ResponderEliminar