sábado, 9 de junho de 2012

Está tudo na tola

Perder por 1-0 com a Alemanha num ressalto não é trágico.

Perder com a Alemanha por 1-0 num ressalto por causa de se estar a defender muito em cima da área também não.

Perder com a Alemanha por 1-0 num ressalto por causa de se estar a defender muito em cima da área quando se joga com João Pereira, Miguel Veloso, Hélder Postiga, Varela, Nélson Oliveira, para não ir mais longe – e sem Deco, Ricardo Carvalho, Simão Sabrosa… – muito menos.

Perder com a Alemanha por 1-0 num ressalto por causa de se estar a defender muito em cima da área quando se joga com João Pereira, Miguel Veloso, Hélder Postiga, Varela, Nélson Oliveira, para não ir mais longe – e sem Deco, Ricardo Carvalho, Simão Sabrosa… – tendo duas bolas na trave, uma em cima da linha e outra de baliza aberta atirada à figura do guarda-redes, é, eu diria, mais do que digerível

O que é dramático é ter um país que entra a perder. Que não tem a vitória na cabeça. Não é dramático por não termos a vitória na cabeça: é dramático porque NÃO HÁ NENHUMA BOA RAZÃO para não termos a vitória na cabeça.

NÃO HÁ NENHUMA BOA RAZÃO para aceitar uma inferioridade QUE NÃO EXISTE a não ser na nossa cabeça!



O resultado? O resultado é o menos.

Entre os maus resultados foi o melhor. Para o apuramento, depois da vitória da Dinamarca, era fundamental não perder por mais de um golo, porque há grandes probabilidades de o apuramento vir a ser decidido pelo diferencial de golos.

Com uma vitória por 2 ou 3 a 0 a Alemanha ficava praticamente apurada.

As duas finais, na cabeça dos jogadores, dos adeptos, dos treinadores, continuam a ser as duas que eram: contra a Dinamarca e contra a Holanda. Com uma vitória frente à Dinamarca por mais de um golo Portugal fica quase apurado, sobretudo se a Alemanha ganhar à Holanda. Com duas vitórias, Portugal está apurado. Com estes resultados, só há um dado realmente relevante a retirar: a equipa que conseguir ganhar por 2 ou mais golos na segunda jornada fica com o apuramento na mão.

Só há um problema com estes dois resultados: a elevada probabilidade de a Dinamarca chegar à terceira jornada a jogar o apuramento frente à segunda equipa da Alemanha, no caso de esta chegar lá já apurada.

No entanto, não penso que isso vá acontecer.

O meu palpite é que as quatro equipas vão chegar à última jornada empatadas em pontos.

Na minha opinião, o apuramento de Portugal depende, em 80 por cento, de se conseguir marcar 3 golos à Dinamarca.



Não menosprezemos as hipóteses portuguesas: a vitória da Dinamarca abriu as contas, e a equipa sai do jogo com a Alemanha com os pontos que esperava ter (ou seja, está tudo dentro dos planos) e convencida de que tem reais possibilidades de ganhar a qualquer equipa no Europeu.



P.S. – Lembram-se, há uns tempos, a propósito daquela lesão do Hulk quando as coisas andavam difíceis para ele no Porto, de eu dizer que a pressão (física e, sobretudo, psíquica) tinha influência nas lesões dos atletas? Pois bem, a Naide Gomes rompeu o tendão de Aquiles na corrida de aproximação durante um salto em comprimento (uma coisa que ela já deve ter feito 5 mil vezes ao longo da sua vida) e não vai aos Jogos Olímpicos, daqui a um mês. E com ela já são dois, juntando o Nélson Évora. A maior parte deste tipo de lesões (as não- traumáticas) começam na cabeça.

4 comentários:

  1. E o Bosingwa e o Ricardo Carvalho, não fazem falta?? francamente paulo bento!!! é bem feito!!!

    ResponderEliminar
  2. O que faz falta ali é alguem pegar no jogo.Jogar com 3 medios de contenção dá nisto,não há criatividade alguma.Hugo Viana já deveria estar na seleção a mais tempo afim de termos outro modelo de jogo mas está quieto terá pensado PB... Sem Deco,CMartins e a recusa de Simão ficamos entregue ao CR.Por mim adiantava o Fabio para medio esquerdo com custódio,Viana e Meireles(ou a Maça) no meio ao apoio a CR e Nani.Mas isso seria contra a Alemanha pois contra os Vikings poderá não resultar.
    Quer Portugal ganha ou não espero nunca ver o trincalhudo do PB a treinar o Glorioso,para isso prefiro JJ que pelo menos raramente entra em campo com medo (excepto num jogo em que a equipa entra condicionada na sua cabeça todos os anos embora nesta época tenha corrido bem a visita as masmorras).
    Agora vamos lá enfrentar os dinamarqueses!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Estou a ouvir o PB todo speedado a exultar com uma vitória moral.Dass,não gosto mesmo de perder...Jogou para o empate e só voltou a mandar atacar para voltar a ter um empate.Deus me livre de ter alguma vez este bécula no Benfica.Parabéns ao basket do Benfica pelos campeonatos em seniores,sub-20,sub-18 e sub-16.E ao hóquei que está a 1 vitória de ganhar o campeonato ao fim de 14 anos.E ao futsal pela vitória de 5-1 sobre os lacostes.Este fim de semana foi em grande para nós.

    ResponderEliminar