segunda-feira, 6 de maio de 2013

E Deus, dará?


O futebol  é pressão. Quem não consegue lidar com a pressão só ganha alguns jogos, nunca ganha nada de importante sem ser por acidente ou por favor.

Já aqui escrevi muitas vezes (as vezes suficientes, diga-se) que a classe é fazer o que é preciso ser feito no momento em que é preciso ser feito. O facto de eu escrever essas coisas quando o Benfica ganha leva os inquisitores do benfiquismo (que também os há) a responderem: «Bom, então quando se ganha tem-se classe, e quando se perde não se tem classe!»

Por isso, neste momento, eu vou repetir aquilo que já disse 50 vezes. Só para parecer um gajo muito pretensioso.

Há duas coisas que as grandes equipas, com classe, têm de saber fazer para serem grandes equipas.

A primeira é saber como cada jogo tem de ser jogado. Ou seja, jogar cada jogo de acordo com as suas características e aquilo que o envolve (o adversário, o cansaço, o resultado necessário, etc). O que implica, muitas vezes, ter a personalidade suficiente para ir contra o senso comum.

A segunda é executar essa estratégia, de forma colectiva. O que implica saber executar os gestos e os movimentos adequados sob pressão.

O Benfica não é uma grande equipa porque não tem classe.

Não tem classe porque joga todos os jogos da mesma maneira, e porque não sabe executar o que tem de executar nos momentos em que é necessário.

É uma equipa que joga ao deus-dará.

É-o há quatro anos e continuará a sê-lo durante mais quarenta, se for caso disso.

Se Deus der o campeonato, dá. Se Deus não der, não dá.

É o pressuposto da fé.

28 comentários:

  1. Bandarilheiro Mor06/05/2013, 21:57:00

    Planamente de acordo.

    ResponderEliminar
  2. Já foi! Puta que pariu!

    ResponderEliminar
  3. Só nos podemos queixar de nós próprios... E temos de ganhar no Ladrão... coisa que parece difícil, mas eles nem jogam assim tanto.

    ResponderEliminar
  4. foda-se é alguma missão impossivel, pelo menos, empatar nas antas??? eles não jogam um caralhinho!

    ISTO NÃO ACABOU PAH!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Vamos demonstrar que somos campeões, ou então não merecemos!

      Eliminar
  5. Desculpem mas não estou de acordo com isso, sim o Carlos Martins podia ter ficado mas era no banco e sim era melhor ter entrado o André Gomes mas o Benfica jogou bem e o Estoril jogou o jogo da vida deles e jogaram como nunca, mas não podemos ficar a falar mal de tudo o que foi feito ate aqui e há que ter fé no jogo no dragão e digo que o momento do jogo foi o da expulsão se isso não tivesse acontecido provavelmente virávamos foi um jogo para a semana há mais nunca deixem de duvidar desta equipa isso já fiz no inicio da época, agora é esperar que o Benfica derrote a corrupção na casa deles, temos bem mais equipa que eles.
    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  6. Como sou um gajo pessimista, acho que entregamos o titulo hoje. Mas rezo para estar enganar, que Deus dê.

    Estou triste.

    ResponderEliminar
  7. Eh pá sim senhor, o post está correctíssimo em tudo. Mas não foi por isso que perdemos! Em 10 jogos contra o Estoril e a jogar desta maneira, ganhávamos 9! Para mim não há nada a apontar à equipa, empatamos por manifesta falta de sorte. Agora que isso prejudicou imenso as nossas chances de sermos campeões, prejudicou. Pode ser que "Deus" nos permita pontuar no Dragão.

    ResponderEliminar
  8. Naturalmente que foi um mau resultado, houve muita ansiedade, que não tem nada a ver com classe ou deixar de ter classe, por isso falhámos tantos golos. O Lima nesse aspecto foi o mais perdulário. Naturalmente que o jogo com o Ferne marcou os jogadores não só fisicamente mas acima de tudo mentalmente e emocionalmente. E notou-se bem...

    Por outro lado há males que vêm por bem. Poderá ser aquilo que o Benfica necessita para dar a estocada final no Porto. Ir ao Ladrão ganhar ou mesmo empatar e acredito que é isso mesmo que irá acontecer.

    O que o Maxi disse no final do jogo que sirva de lição para todos os benfiquistas. Vamos ao Ladrão para ganhar o jogo e o campeonato.

    É assim que um capitão fala e espero que todos os benfiquistas sigam o seu exemplo.

    PS Neste momento todos os andrades - TODOS sem excepção - estão plenamente convencidos que vão ganhar no sábado. Essa é a melhor receita para o desastre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.
      Aqui para cima já houve alguns foguetes.Pode ser que sim.E eles nem tem equipa por aí alem.Se o ano passado empatamos quando eles tinham o Verdinho, podemos muito bem lá ir ganhar.É uma questão de mentalidade, de ter de entrar com a faca entre os dentes.

      Eliminar
  9. a logica diz que já fomos...mas se depende de deus...eu vou já começar a rezar hoje.

    ResponderEliminar
  10. Isto é mesmo andar ao deus dará! Mas esta do Martins ainda surpreende alguém? Andou o André Gomes a desenrascar e bem ao longo de toda temporada para perder o lugar para este enterras!? Palminhas que é de mestre!

    Ter medo de fazer uma ligeira rotação que tão bem tem funcionado ao longo da época foi outra, Olá, Rodigo e até o Urreta frescos podiam ter feito mais do que os apagadissimos Gaitán e Lima.

    E o Artur a dar frangalhadas destas nos momentos decisivos só mostra que não tem estaleca para a seleção do Brasil...

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada06/05/2013, 22:58:00

    Estou de acordo apenas com a opinião de que jogamos os jogos todos da mesma maneira. Nada mais verdadeiro. Seja contra quem for, o esquema é sempre o mesmo. Isso é deficiência do treinador...
    Quanto à falta de classe, não concordo. A equipa já mostrou momentos muito bons e de muita classe.
    Claro que foi um revés este empate. Mas não podemos entrar em depressão. Estamos na frente e podemos e vamos fazer um bom resultado no ladrão. Nem sempre vai acontecer o que hoje em que as bolas não queriam entrar... Porque oportunidades para ganhar, não faltaram!
    Vamos à luta e vamos ganhar!

    P.S. Porque raio o Vieira não cala aquela matraca? Tal como o ano passado depois daquela entrevista tudo se desmoronou! Este ano repetiu a dose e vê-se... O homem não aprende nada! Ele dá azar quando estamos quase... Ó homem, cale a matraca... Caladinho é um poeta!

    ResponderEliminar
  12. Jogos 78 FC Porto (60%) Empates (24%) Benfica (15%)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mas os recordes são para bater! E assim funciona a estatística! E a história repete-se... como tragédia!


      Eliminar
  13. pois mas jogar e ganhar sempre e do outro mundo ! e o Benfica E DESTE MUNDO e são seres humanos e bons profissionais vamos a luta e logo se vai ver ,ninguém e derrotado antes dos jogos ..

    forçaaaaaaaa Benfica vence por nos....

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS ...

    ResponderEliminar
  14. A verdade é esta: O Nosso BENFICA merece ser Campeão, mas este treinadorzeco NÃO. O homenzinho é um autêntico ARREMEDO.
    Não soube preparar a equipa em termos mentais para este jogo. A bola saltava demasiado, parece que tinha picos. Jogadores - quase todos "rebentados" - .
    Jogam demasiado pelo meio com passes de risco para jogadores nossos marcados em cima, sendo as jogadas na sua maioria perdidas e dando azo a contra-ataques perigosos, em vez de procurarem jogar pelas laterais e de forma mais segura.
    O Cardozo é um PESADÃO. Lento, muito lento, e sempre atrás do defesa à espera que ele falhe. Não é capaz de ganhar uma bola em antecipação. está sempre atrás duma PAREDE - leia-se um central adversário - e não se movimenta. Está sempre à espera que o defesa falhe, sonha muito com o Natal. Há uma jogada do GRANDE SÁLVIO - que embora estourado é dos poucos que tenta arrastar a equipa para a frente - que faz um passe letal em que era só encostar, e lá vemos o Cardozeco atrás do Steven vitória à espera que esye falhe, em vez de se posicionar junto a ele de forma a poder antecipar-se e meter a bola na baliza. É isso que fazem os GRANDES AVANÇADOS. Grandes mas não é em corpo. É em INTELIGÊNCIA, RATICE, etc,etc,etc,.
    Nos livres directos a nosso favor, esse tal de Cardozo DESAPRENDEU. As bolas saem sempre 5 metros acima da barra da baliza adversária. Uma tristeza. Está sempre de braço no ar a pedir a bola e não é capaz de ganhar uma.
    O Estoril Praia não é o Fenerbache. Conhecem muito melhor o BENFICA e defende muito melhor. Cantos e livres a Nosso favor são praticamente um DESPERDÍCIO COMPLETO.
    Tantos e tantos ERROS primários que a Nossa equipa comete em situações de ataque. Jogam demasiado pelo ar contra uma equipa que tem um G.redes e um defesa central com cerca de 1,95 metros.
    As bolas quando saem em cruzamentos das laterais têm de ser RÁPIDAS, TENSAS e para a nona da entrada da pequena área para não dar hipóteses ao g. redes de sair da baliza e ganhá-las.
    O Nosso BENFICA JOGAM demasiadamente em IMPROVISO e nem sempre sai bem.
    Ainda não perdemos, mas QUASE.
    Os corruptos que eu detesto profundamente, não "dormem em serviço". Não têm a nossa criatividade e beleza de jogo em muitos momentos, mas defendem muito melhor e têm um futebol mais seguro em que procuram sempre os espaços vazios e com um jogador sempre em posição de apoiar o colega que tem a bola.

    Este ARREMEDO de treinador, sempre eu o disse, é um treinador para clubecos como Felgueiras, Varzins e afins.
    Estou desiludidíssimo. FODIDÍSSIMO.
    Este fim de semana vi o M.United-Chelsea e o Nosso adversário na final da Liga Europa está cheio de força. E têm cerca de mais 8 ou 10 jogos do que Nós, segundo li num pasquim qualquer desportivo EMPRESTADO num café, pois não alimento anti-Benfiquistas.
    Não compreendo por isso porque estamo0s tão debilitados. será incompetência dos preparadores físicos??!! Não sei. quem souber que possa responder.

    Espero um forte, FORTÍSSIMO BENFICA no campo do Ladrão, pois se for um Benfiquinha como o de hoje, é HUMILHAÇÃO pela certa, mesmo sem o Árbitro se transformar em APITADOR CORRUPTO.

    Repito: O Nosso BENFICA merece ser CAMPEÃO.
    Este treinadorzeco J.Jesus, NÃO. NÃO, NÃO. Nãoooooooooooooooooooo.

    Qualquer Marco Silva do EStoril ou Paulo Fonseca do Paços de Ferreira mete o J.Jesus no bolsinho das cuecas.
    É um simples crente, ms os crucifixos e os terços ainda não ganham campeonatos, pois se assim fosse eram todos campeões.

    BENFICA, SEMPRE, SEMPRE, SEMRPE... em todas as VITÓRIAS e em qualquer derrota, mas esse Jesus é m4esmo um ai jesus.
    BENFICA, BENFICAAAAAAAAAAAA BENFICAAAAAAAAAAA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora toma a medicação e tenta dormir!

      Eliminar
    2. A melhor do dia... :)

      Eliminar
    3. O "anónimo" das 01:57:00, tem completa razão naquilo que diz. Só quem tem olhos e não vê nada, é que diz o contrário.
      De facto está mais que provado que J. Jesus é mesmo um FALSO COMPETENTE.
      Benfica, Maior que o Futebol. BENFICA, Maior que o Desporto.

      Eliminar
  15. Muitos dirão, com este jogo ligamos o complicador - e de que maneira.
    As coisas começaram a correr mal a partir do momento que se começou a falar apenas dos jogos contra o Sporting e Marítimo como jogos chave.
    Bastava ter dado uma vista de olhos à classificação para também ter incluído o Estoril.
    Este pequeno detalhe fez com que o Estoril tivesse ligado o afincador e juntando o desgaste das últimas semanas deu um empate (e vou ignorar o Carlos Martin gate para evitar dizer disparates).
    A consequência só pode ser uma de duas:
    Ou a equipa reage a lá Máxi, ou então será o princípio do fim, querendo isto dizer que podemos acabar por ficar a ver navios.
    Como Benfiquista optimista que sou só posso entreter a 1ª consequência e acreditar na dobradinha, mas passo a ter sérias dúvidas sobre a Liga Europa, porque o desgaste de Sábado vai ser ginormous.

    ResponderEliminar
  16. Mais do que mostrar concordância ou discordância com a definição de “classe” partilhada pelo Hugo, este texto parece-me, sobretudo, um desabafo, semelhante na sua essência ao muito que, entretanto, já foi dito e escrito: o receio da perda de algo que, até então, estaria bem encaminhado.

    Parece-me pacífico que o Benfica não abordou o jogo de maneira correcta e, com isto, não me refiro a falta de empenho dos jogadores ou a qualquer sobranceria para com o Estoril. Aquilo que se viu destes últimos foi, à semelhança do que SEMPRE acontece, uma equipa a fazer o jogo da sua vida, nomeadamente face a um contexto actual que colocou os olhos do país naquele jogo.

    A abordagem táctica foi errada, o 11 inicial foi o errado, as substituições calamitosas. O que podia correr mal, correu necessariamente mal e, se empatámos, foi graças à alma que aqueles jogadores depositaram naquele jogo. Era necessária uma equipa mais racional, metódica, paciente. O que se viu foi uma equipa que, após um esforço inicial elevado no sentido de resolver as coisas cedo, rebentou pouco depois. Sobrou Matic e muito querer, o que, como se viu, não foi suficiente.

    Independentemente do desfecho final, esta é, na minha opinião, uma belíssima época. Uma época à Benfica. Ao nível da 1.ª de JJ, porventura não tanto em espectacularidade/nota artística, mas seguramente superior no aproveitamento dos recursos existentes (lembre-se, já não estão Coentrão, David Luiz, Di Maria, javi ou Saviola, mesmo Aimar), bem como nas metas atingidas (chegamos a esta fase numa posição privilegiada para poder conquistar competições que não Taças da Liga ou Supertaças).

    Para os que não estiveram atentos à porcaria que assolou o futebol nacional nos últimos 30 anos, esta equipa, este “David”, formado por extremos e centrocampistas adaptados, pseudo-flops, meninos até, é hoje uma equipa. Uma equipa capaz de enfrentar olhos nos olhos qualquer “Golias”, venha ele de Inglaterra ou do Freixo. E isto não é fé/crença: a prova está à vista e chama-se época 2012/2013.

    Filipe, Margem Sul

    ResponderEliminar
  17. Sou um leitor recente e acompanho as crónicas do blogue. Pergunto então ao Hugo o seguinte: independentemente do resultado agora nas antas, a ideia com que fico é que, segundo o Hugo, o Jesus tem experiência, o que é bom para o campeonato português mas falta algo mais para manifestamente decidir o campeonato a favor do Benfica, certo? Tendo em conta 23 vitórias e 5 empates, zero derrotas e com os andrades a terem dois pontos mas com as ajudas que se sabe, que outros treinadores (acessiveis à carteira do Benfica) serão melhores que Jesus? E será que o problema é mesmo o treinador ou será mais acima? Sinceramente temos possibilidades de ganhar 3 títulos embora as hipóteses sejam poucas, e em outras edições do campeonato, o Benfica já seria campeão virtual. Outra questão: os andrades tem um orçamento de 100 milhões enquanto o Benfica tem um orçamento de 70 milhões. À partida estaremos em desvantagem, correcto? Gostaria se fosse possível de saber a sua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do orçamento é precisamente ao contrário. Nós facturamos muito mais do que eles. E o "gap" irá aumentar ainda mais no futuro.

      O problema do Benfica não é o treinador, nunca foi, mas sim o Sistema que nos tem impedido de ganhar mais. Eles controlam ainda muita coisa. A escolha do Proença é bem a prova do que eu digo. Mas vai acabar!

      Eliminar
    2. "Com as ajudas que se sabe" ahahah que puta de lata, nao acordem nao. Este jogo ja devia era ser o da festa do tricampeonato no Dragao!

      Eliminar